Temperança, guarde seu equilíbrio!
- Aline Pastori
- 16 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2023

Temperança, gente de bem, é sobre isto que quero falar hoje!
Em tempo de tantos extremos, nada melhor do que estudarmos a temperança.
Como o próprio nome diz, temperar, moderação, equilíbrio e parcimônia.
Palavra que vem do latim “temperantia”, que sugere “guardar o equilíbrio”.
Temperança é também um dos arcanos maiores do taro, a decima quarta carta que é representada por um anjo, antes dela temos o arcano 13 (O Ceifador, ou a Morte), e logo depois dela temos a carta 16 (O Diabo).
De um lado temos o convite para a limpeza profunda, o findar, o diminuir, a baixa para transformar, e do outro os excessos, a luxuria, o desfrute, os prazeres carnais.
E bem no meio, a Temperança...
Tem uma canção que gosto muito que diz assim:
“Quando você quer preparar Um remédio salutar
Põe um cadinho de raio de Sol E um pouquinho da luz do luar
Põe um cadinho de raio de Sol E um pouquinho da luz do luar
E tem que mexer, tem que misturar Um pouquinho de raio de Sol E um cadinho da luz do luar”
É muito bonitinha a letra, vou deixar aqui para você ouvir:
Tempere e não perca a esperança!
Ah, vou deixar também a Playlist que preparei para o Portal Reconectah, para você desfrutar!
É assim que enxergo a Temperança...
Um convite para olhar e desejar encontrar os extremos, estes que no roubam a sanidade e a vitalidade. Um convite gentil para vermos nossa vida com mais delicadeza e gentileza, o desejo genuíno de reestabelecer o equilíbrio, que começa aspirando pacificar nossos conflitos internos.
Saber o momento de desfrutar e o momento de se dedicar com foco, sem deixar sua alma ser roubada pelos extremos.
A frase do meu WhatsApp diz assim: Há virtude no trabalho e há virtude no descanso. Use ambos e não ignore nenhum dos dois. Alan Cohen. Pegou? Isso é temperar.
Viver em rotação máxima, ou viver em estado de letargia total não vai te fazer avançar. É preciso olhar para os padrões de frequência que fomos ensinados.
Desejar um estilo de vida mais potente e produtivo não tem a ver como extremos, tem a ver com foco e qualidade do momento, sem abrir mão de outros elementos que são substratos de uma vida genuinamente feliz. Veja, são essencialmente 8 grades áreas de atenção na Vida, e sua saúde, sua vitalidade, seu governo está no centro!
Temperança fala de misturar opostos e alcançar a unidade, com paciência. O elemento de regência deste arcano maior do taro é a água, o personagem central é um anjo (andrógino) que derrama um líquido de uma taça para outra. O anjo está em frente a um lago, um pé na margem e um pé na água. Podemos dizer que este cenário nos remete ao fluxo da vida, a união dos opostos, yin e yang, que doa e recebe, que em equilíbrio promove harmonia e cura a visão dissociativa.
É o olhar cauteloso, prudente, mas ao mesmo tempo confiante, porque percebe que há um elemento espiritual (o próprio anjo) que guarda sua vida!
Talvez seja o momento de observar com paciência todas as perspectivas e seguir o caminho do meio, com a clareza de que o julgamento rápido e as atitudes responsivas, com emoções súbitas não nos levará a nenhum lugar pacífico, acolhedor e regenerador.
Viver com moderação não é viver de forma escassa, é viver com o necessário e aprender a agradecer e desfrutar da abundância disponível, para assim poder gerar mais abundância e transbordar.
Há sempre a quantidade certa para todas as coisas, quantidade esta que vai produzir beleza, bondade, bem-estar, saúde e plenitude.
Mas só você poderá determinar este ponto de equilíbrio na sua vida, qualquer coisa que venha de fora é especulação. Por isso parar e avaliar, acalmar as águas, o nosso universo emocional nos permitirá ter mais discernimento sobre o que estamos vivendo, se é preciso reduzir ou expandir!
Que você tenha um dia abençoado e muito regenerador!
Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Provérbios 4:26
Carinho, Aline Pastori.
Acompanhe aqui nossos conteúdos e nosso canal no YouTube:
Amei seu texto.
Delicado porem firme,
direto e certeiro.
Fiquei fã.
Grata. ☺️💖
Adorei o texto, em tempos tão conturbados a temperança e necessária.