top of page

Os danos da Insatisfação!

  • Foto do escritor: Aline Pastori
    Aline Pastori
  • 11 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de mai. de 2023


Coletivamente, de um modo geral, nosso olhar foi treinado para o amanhã. Tudo que fazemos agora é com a visão focada no futuro.

Claro que isto não é um problema, esta projeção é benéfica, afinal, uma pessoa que para de sonhar, de manter a chama do desejo ativada perde um dos elementos essenciais para nossa saúde e para nos mantermos ativos, criativos e realizando.


Entretanto, quando toda estrutura se move com as raízes firmadas somente no que está por vir, no bem-estar, na felicidade, no relaxamento que vai chegar quando...quando, isto ou aquilo acontecer, em um amanhã que ainda não existe, definitivamente estamos fadados a viver com a bola da insatisfação amarrada em nossos pés, limitando toda e qualquer experiência prazerosa no agora.


Quem vive sob esta demanda, na maioria das vezes sem perceber, vive como alguém que vive o looping de um vício, eu sei, parece forte, mas de fato é!

Veja, sonha um pouquinho, suspira, sobrevive, e volta-se para a infame realidade que foi construída sem conexão com a essência, longe de valores elevados e o entendimento dos ciclos da vida.


Claro que lendo é deprimente, imagine, que consegue viver assim?

Eu te digo, todos nós passamos por isso, umas mais, outras menos, umas passam a vida toda assim, outras, mais ousadas, ou talvez, só mais esgotadas e inconformadas se permitem questionar e começam a duras penas, a despertar desta ilusão arrebatadora que é sustentada pelo constante estado de insatisfação, aguardando o tão esperado amanhã.


Sim, a insatisfação é um vício mental, gerado pela desconexão com o presente e pela falta de gratidão pela vida que pulsa no agora.

A insatisfação é uma das raízes mais perversas, é antivida, uma das raízes do mal, porque divide a nossa atenção, porque promove a cisão com o agora e nos impede de suspirar pelas únicas belezas reais, que permitirão verdadeiramente uma construção integra no futuro, todas as belezas que estão disponíveis agora para nós, o nosso presente.


E uma das formas de começarmos a romper com o vício da insatisfação é nos conectarmos com nosso cotidiano, com as cosas triviais da vida de uma forma diferente, além disso, um outro elemento muito potente é a conexão com os nossos ciclos pessoais, e também com o ciclos coletivos que estão ativos no momento.


E por isso, quero deixar aqui, logo abaixo, uma aula que dei para minhas alunas, sobre "O que considerar para planejar um Novo Ciclo!?".


Onde vou te mostrar alguns elementos e recursos que vão te permitir uma nova forma de olhar para a vida e que possuem um poder enorme de projetar um futuro mais integro, porque nos matem firmadas nos agora e conectadas com nossa essência.


Até a próxima.

No exercício do amor.

Aline.


Mesmo que a vida lhe desse tudo que você desejasse de uma só vez – riqueza, poder, amigos – depois de algum tempo você se sentiria novamente insatisfeito e precisaria de algo mais. Mas há uma coisa que nunca o cansará: a felicidade. Uma felicidade maravilhosamente variada mas imutável em sua essência é a experiência interior que todos desejam.

Yogananda




 
 
 

Comments


bottom of page